Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A venezuelana Mirelis Dias Zerpa, esposa de Gladison Acácio dos Santos, conhecido como o “Faraó dos Bitcoins”, foi presa em Chicago, nos Estados Unidos. A detenção resultou da cooperação internacional entre a Polícia Federal, o Serviço Secreto e a Imigração americana, uma vez que ela estava ilegalmente no país.
Mirellis estava foragida desde agosto de 2021, quando a Operação Kryptos, deflagrada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, levou seu marido e outros sócios da pirâmide financeira à prisão. Essa operação lesou 278 mil pessoas que investiram um total de R$ 10 bilhões na GAS.
A venezuelana possuía um mandado de prisão expedido pela Terceira Vara Federal Criminal do Rio, pelos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, lavagem de dinheiro e por integrar organização criminosa. A informação foi divulgada pela Polícia Federal, que participou da operação que pôs fim à fuga e ostentação de Mirellis em território americano. Ela chegou a comprar um jatinho e um carro de luxo, além de se promover nos telões da Times Square em Nova Iorque, atuando como DJ e promovendo lives onde debochava da justiça e dava conselhos financeiros.
Segundo a Polícia Federal, as investigações constataram que Mirellis, Gladison e os cúmplices constituíram uma extensa rede para lavagem de dinheiro, movimentando cerca de R$ 38 bilhões entre 2015 e 2021.
Os advogados de Mirelis Dias afirmaram terem sido surpreendidos com as notícias sobre a detenção dela, nesta quarta-feira, em Chicago. Em nota publicada no Instagram da cliente, Andre Hespanhol e Ciro Chagas afirmaram que a venezuelana entrou em contato com a família e informou que o motivo da prisão foi “uma irregularidade formal em seu visto, desconhecida por seus advogados”. Eles acrescentaram à nota um trecho de uma decisão judicial de dezembro que, em caráter liminar, suspendeu a ordem de prisão preventiva até o julgamento do mérito de um recurso em habeas corpus. Segundo eles, Mirelis vivia, estudava e sempre esteve legalmente residindo nos Estados Unidos. Os advogados destacaram, ainda na nota, que aguardam informações oficiais nas próximas horas.